Conheça nossa história

 



A Loja Mário Behring N°. 37 teve seu início na Loja Inácio Lôlo N°. 22. Nasceu de uma pequena, porém proveitosa divergência de conceitos administrativos na Loja Inácio Lôlo, divergências pequenas, pois não tomou proporção generalizada, e proveitosa, pois aquela Oficina continua forte como todas e nós à época, aumentamos o potencial de Lojas jurisdicionadas à Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará.



       Sua primeira sessão de fundação de Loja Provisória realizada em 10 de julho de 1974, estando presentes à sessão os seguintes mestres maçons, considerados fundadores da Loja:



        •Carlos Roberto Martins Rodrigues



        •Edílson Lucas de Moraes



        •Expedito Nestor Sarmento                                           



        •Francisco Lourival Diniz



        •Jonathan Monteiro e Silva



        •José Maurício Cisne



        •José Osmar de Oliveira



        •Marconi Martins Pinheiro



        •Ricardo Bezerra de Menezes (Todos recém placetados da Loja Inácio Lôlo)



        •Antônio Chagas Filho (Grão-Mestre de Honra e Ad Vitae da Mui e Respeitável Grande Loja do Ceará, pertencente ao quadro da Loja Fortaleza N°. 3).



        Sob a presidência de Antônio Chagas Filho tiveram inícios os trabalhos, tendo nesta sessão se decidido, por unanimidade, a fundação de uma nova Loja Simbólica que homenagearia o nome de Mário Behring e que adotaria o R.E.A.A.



     No dia 14 de setembro de 1974, foi realizada sua Sessão Magna de Regularização recebendo a Carta Constitutiva de número 37. A regularização foi presidida pelo Grande Orador Marcus Vinício Monteiro por quem o Grão Mestre Donato Ângelo Leal se fazia representar.



      Em obras sociais  o que mais se destacou:



1 -  Por iniciativa da Loja havia um encontro que se fazia no final de todo ano no colégio Castelo Branco na Av. D. Manuel esquina com Av. Santos Dumont. Onde se reuniam os ir:. E distribuíam presentes para as crianças da comunidade;



2 – A Loja promoveu uma feijoada festiva beneficente em clube social bastante representativo em nosso oriente no mês de julho de 2002, com sua renda destinada ao hospital Peter Pan;



3 – A loja tem apadrinhado uma criança assistida pela fundação Franklin Roosevelt;



4 – Há ainda a ser registrado, obras assistenciais em favor de entidades votadas à ajuda de pessoas carentes, notadamente crianças, às quais tivemos a grata satisfação em vislumbrar alegrias em seus olhos, por momentos de lazer e puro contentamento.



     Durante os seus 46 anos de existência, a Loja teve 24 diferentes administrações, iniciando no período de 1974/1975 pelo irmão MARCONI MARTINS PINHEIRO até a atual administração de 2020/2022, pelo irmão GIOVANNI LUIZ SARTURI, sendo que algumas destas administrações foram repetidas por seus titulares. A Loja Mário Behring conta atualmente com o número de 29 Irmãos Regulares e, como faz parte de uma ordem iniciática, tende sempre a ter alterações de mais ou menos irmãos, quer sejam como novos filiados, iniciados ou placetados modificando sempre o nosso quadro de obreiros.